A história do Pioneiros das Gerais Xadrez Clube começa a ser construída quando um professor no ano de 2018 buscando resolver um problema de comportamento dos alunos de uma turma de 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Isabel Gomes de Pedro Leopoldo-MG introduziu o ensino de Xadrez nas aulas e por consequência a realização de um torneio interno na escola. Nesta época ele não tinha noção da dimensão que esta ideia tomaria anos depois. O Xadrez foi muito bem aceito pelos alunos, bem como pelo corpo docente. Desta forma o resultado foi a melhoria significativa do comportamento dos alunos. Por meio desta experiência foi possível perceber que os alunos muitas vezes precisam de uma motivação diferente, novas formas de abordagem dos conteúdos e introdução do lúdico no processo de ensino/aprendizagem. Outro ponto relevante observado foi quanto ao aspecto inclusivo desta modalidade esportiva. Muitos alunos que se mostravam tímidos, reservados ou mesmo com dificuldades de socialização passaram a se enturmar e participar ativamente das aulas e torneios. A partir de então este professor conheceu, por meio de redes sociais, outras pessoas engajadas com o xadrez, tanto em Pedro Leopoldo quanto na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Juntos começaram a trabalhar para promover maior alcance da modalidade em toda Região Metropolitana.
Quem é este professor? E quem são estas outras pessoas?
O Professor é o Alain Mendonça, residente em Confins-MG e atuante nas escolas de Pedro Leopoldo e região, formado em matemática e educação física, com pós-graduação em ensino do xadrez, handebol, treinamento esportivo, estudo TDAH e uso de tecnologias na educação; adora o xadrez e as infinitas possibilidades que ele traz de recreação à competição.
Os demais são:
Airton de Souza: Engenheiro Mecânico e professor universitário, residente em Pedro Leopoldo-MG, grande entusiasta e apoiador do xadrez.
Diego Lages: O professor Diego Lages possui licenciatura plena em Pedagogia e graduando em Licenciatura em Filosofia, atua em diversas escolas da rede particular de Belo Horizonte tais como o grupo Bernoulli, Seb Unimaster, Nossa Escola, dentre outras. É árbitro da CBX e atleta profissional de xadrez federado pela FIDE tendo conquistado o campeonato Mineiro de Xadrez nas categorias 1800 e 1600 em 2019. Desde 2014 é presidente e professor da CTX Vetor Norte (Clube de Xadrez de Santa Luzia-MG).
Euler Chacon: Aposentado pela prefeitura de Santa Luzia, onde trabalhou em escolas da cidade. Foi técnico de futsal masculino e feminino durante 26 anos. Entrou no xadrez em 2006. É instrutor e árbitro estadual da Federação Mineira de Xadrez, tem sua própria escola (CHACON CHESS). Hoje dá aulas de xadrez no Centro de Educação Integral e Integrada, onde forma enxadristas eficientes para representar a cidade de Santa Luzia-MG.
Niels Pedersen: Natural de Belo Horizonte-MG. Professor de Matemática e entusiasta do xadrez, atua, junto com o Pioneiros das Gerais Xadrez Clube na divulgação e difusão do xadrez em Belo Horizonte e Região Metropolitana.
Desde então, muito trabalho foi realizado de forma a promover o esporte na região, tais como:
• Mostras de Xadrez em praças
• Organização de torneios municipais
• Participação em torneios na região metropolitana e no interior do estado.
• Realização de torneios em escolas
Em 2023 foi realizado, pelo Pioneiros das Gerais Xadrez Clube, o primeiro Circuito Escolar de Xadrez de Pedro Leopoldo com algumas etapas deste valendo pontuação para o Circuito Metropolitano de Xadrez 2023, uma ideia que começava a nascer. Com este movimento várias crianças, jovens e adultos passaram a ter acesso ao xadrez e foram tocadas pela magia deste esporte, que também é considerado arte e ciência.
Os idealizadores do Pioneiros das Gerais buscaram se capacitar por meio de cursos tanto de organização quanto de arbitragem para promover cada vez mais torneios de alta qualidade. Durante estes anos várias visitas a escolas foram realizadas e o resultado direto foi que vários alunos se destacaram em diversas competições. Citamos aqui o JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) com classificação para as finais na etapa estadual nos anos de 2022, 2023 e 2024.
O que nos motiva?
Ensinar uma pessoa, principalmente crianças e jovens, a jogar xadrez já é, sem dúvida uma motivação imensa. Plantar uma árvore, ter um filho, escrever um livro, e ensinar uma pessoa a jogar xadrez, são objetivos humanos que nos levam a uma reflexão sobre como se tornar imortal e deixar legados para o mundo. Porém o que mais nos motiva são mensagens de pais, mães, responsáveis ou amigos nos relatando o quanto o xadrez faz bem para a vida de uma criança, jovem ou mesmo adulto. Temos relatos de pessoas que são tímidas, algumas com dificuldades de relacionamento, baixa autoestima e que por meio do xadrez conseguiram mudar este quadro. Ao final dos jogos os atletas se veem conversando, buscando entender os erros, acertos, planos e consequentemente evoluir.
A ideia do Circuito Metropolitano de Xadrez iniciada em 2023 cresceu de modo que em 2024 o Pioneiros das Gerais Xadrez Clube organizou o maior circuito de xadrez da Região Metropolitana de Belo Horizonte com a realização de 15 etapas, passando por 9 municípios reunindo cerca de 400 atletas e mais acompanhantes.
Em 2025 estamos a todo vapor, com 10 etapas planejadas e vários torneios satélites no radar para serem realizados. Temos por objetivo tornar o Circuito Metropolitano de Xadrez a competição mais desejada pela comunidade enxadrista de Minas Gerais, e quiçá, do Brasil. Sendo reconhecidos pela excelência na organização e força de nossos atletas. Nossos torneios já apresentam alto padrão de organização. Nossos árbitros são habilitados pela Federação Mineira de Xadrez (FMX) e pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Utilizamos software reconhecido e utilizado nas competições oficiais no Brasil e no Mundo, homologado pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE).
Por último, não podemos deixar de destacar o forte viés social do Pioneiros das Gerais Xadrez Clube. Buscamos deixar legados para nossa sociedade por meio do Xadrez.
Quer nos conhecer melhor? Siga-nos, em nossas redes sociais, e entre em contato conosco. Ajude-nos a construir essa história e participe de nossos eventos.
Peão para frente!