Orientações Gerais do Circuito Metropolitano de Xadrez - 2025
Cada etapa do Circuito terá regras, limite de vagas, custo de inscrição, tempo de reflexão, horário, chaveamento e sistema de disputa determinado pelo organizador e/ou patrocinador da etapa.
O Circuito Metropolitano de Xadrez será disputado em quatro categorias, cada uma delas na modalidade Masculino e Feminino:
Módulo A (Aprendiz), para pessoas que estão aprendendo e nunca participaram de torneios.
Módulo Zero (Kids), para crianças nascidas após 2014 (Masculino e Feminino)
Módulo 1, para crianças nascidas em 2011,2012,2013 (Masculino e Feminino)
Módulo 2, para jovens nascidos em 2008,2009,2010 (Masculino e Feminino)
Módulo 3 (Universitário/Adulto) para pessoas nascidas até 2007 (Masculino e Feminino)
Módulo 4 (Masters), para pessoas nascidas até 1965 (Masculino e Feminino).
O atleta interessado pode se inscrever para categoria acima da sua, mas não abaixo.
Exemplo: se um jovem de 15 anos desejar participar da disputa do título na categoria adulto, ele poderá, manifestando esse interesse no ato da inscrição. Mas não poderá em categoria inferior, como, por exemplo, no Módulo Zero.
Para a disputa do título em cada categoria relativo do Circuito Metropolitano de Xadrez como um todo, serão considerados os pontos conquistados em cada torneio.
Exemplo: se na etapa de Belo Horizonte, o jogador fez 3 dos 5 pontos, ele terá acrescentada em sua pontuação geral do circuito os três pontos conquistados. Ao final do Circuito o atleta que tiver mais pontos somados, em cada categoria, será declarado o campeão.
Como critério de desempate será utilizada a posição do jogador nos torneios.
Desta forma, caso o jogador fique em segundo lugar, por exemplo, em um torneio, ele somaria 2 pontos no critério de desempate. Ao final, caso dois ou mais jogadores tenham a mesma pontuação relativa aos pontos conquistados nos torneios, será verificada a pontuação de posição final também nos torneios, a menor pontuação será contemplada.
O jogador que não avisar a ausência do torneio com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas antes do início da primeira rodada, para sua retirada do sistema de emparceiramento, perderá 5 (cinco) pontos na Tabela de Classificação do Circuito Metropolitano de Xadrez 2025, e caso o mesmo seja dos Módulos Zero, 1 ou 2, deverá no próximo torneio em que for participar efetuar o pagamento do valor de inscrição relativo ao módulo 3.
Regulamento Base do Circuito Metropolitano de Xadrez - 2025
Os Pioneiros das Gerais Xadrez Clube, filiado à Federação Mineira de Xadrez, e a Casa Taurus de Xadrez, discrimina, a seguir, as regras e as informações a respeito da realização dos Torneios de Xadrez válidos pelo Circuito Metropolitano de Xadrez - 2025:
1. O torneio será aberto a todos os jogadores interessados, com limitação de vagas em no máximo 100 (cem) participantes; sendo 40 (quarenta) vagas no Módulo 3 (Adulto/Universitário) e 60 (sessenta) vagas nos demais Módulos
2. Cronograma padrão
8h30: confirmação das inscrições
8h45: reunião técnica
9h horas: 1ª rodada e demais subsequentes.
Logo após a última rodada: premiação e encerramento
3. Objetivos: Fomentar a prática do xadrez no âmbito social e escolar; promover e incentivar a integração, o intercâmbio social e desportivo, o convívio e o respeito mútuo entre os participantes e acompanhantes; incentivar a prática do jogo de xadrez entre as crianças, jovens e veteranos. Pontuar e classificar os participantes para o Circuito Metropolitano de Xadrez 2025.
4. Para cada uma das categorias haverá o jogador campeão.
. um(a) campeão(ã) para a categoria Módulo "A" (Aprendiz)
. uma campeã para a categoria Módulo Zero Feminino (Kids) - nascidas a partir de 2014;
. um campeão para a categoria Módulo Zero Masculino (Kids) - nascidos a partir de 2014;
. uma campeã para a categoria Módulo 1 Feminino - nascidas em 2011/2012/2013;
. um campeão para a categoria Módulo 1 Masculino - nascidos em 2011/2012/2013;
. uma campeã para a categoria Módulo 2 Feminino - nascidas em 2008/2009/2010 e Sub-18;
. um campeão para a categoria Módulo 2 Masculino - nascidos em 2008/2009/2010 e Sub-18;
. uma campeã para a categoria Módulo 3 Feminino - (Universitário/Adulto - Pais & Mestres) - nascidas até 2007.
. um campeão para a categoria Módulo 3 Masculino - (Universitário/Adulto - Pais & Mestres) - nascidos até 2007.
. um(a) campeão(ã) para a categoria Módulo 4 (Masters) - nascidos até 1965.
5. Inscrição e Premiação:
5.1. Valor da Inscrição:
Módulo Zero (Kids), Módulo 1, Módulo 2 e Módulo "A" (Aprendiz):
Gratuito para menores de 18 anos em suas respectivas categorias, conforme ano de nascimento.
Módulos 3 (Universitário/Adulto) e Módulo 4 (Master):
R$ 30,00 torneio avulso,
OU
até 28/02/2025, na semestralidade de R$100,00 do Pacote de Torneios do Circuito Metropolitano de Xadrez - 2025 (Na semestralidade o atleta tem direito a inscrição automática, nos demais torneios e concorre a sorteios de brindes).
Dados para Depósito ou PIX:
Chave PIX: torneiospioneiros@gmail.com
CPF: 07973782605 - Nome: Niels Silva Braga Pedersen
Banco: 323 Mercado Pago - Agência: 0001 - Conta: 85116632750
Envie o comprovante de pagamento para: (31) 99372-2006
5.2. Premiação:
Troféus para os campeões de cada categoria.
Medalhas para os primeiros colocados.
6. A disputa poderá ocorrer em até 08 (oito) chaves distintas, ou conforme número de inscrições em cada categoria, poderão ser distribuídas mais de uma categoria em uma mesma chave.
7. Programação: O evento terá início às 8h30 com a chegada e apresentação dos jogadores e Congresso Técnico. As partidas da primeira rodada começam às 9h00, com tolerância de até 15 (quinze) minutos de atraso. A critério do organizador.
7.1. Todas as decisões tomadas durante o congresso técnico serão de caráter absoluto.
7.2. Não serão aceitos jogadores na condição de “bye ausente”.
8. As Inscrições só serão efetivadas com observância aos prazos e procedimentos previstos neste regulamento.
8.1. As inscrições serão aceitas até a data estipulada no formulário de divulgação, conforme disponibilidade das vagas.
8.2. (Check-in) É obrigatória a confirmação do participante na mesa de credenciamento em até 30 minutos antes do congresso técnico.
8.3. (Emparceiramento Prévio) Neste caso o emparceiramento é disponibilizado no dia anterior ao torneio.
9. Sistema de Disputa:
9.1. O presente regulamento será regido pelo Apêndice “A” (Xadrez rápido) das Leis da FIDE (Fédération Internationale des Échecs) em vigor.
9.2. “Sistema Suíço” de emparceiramento em 5 (cinco) rodadas, podendo haver o acréscimo ou decréscimo conforme as inscrições em cada chave de disputa;
9.3. Em caso de torneios de categoria será utilizado o sistema suíço padrão.
9.4. Em caso de torneios abertos será utilizado o emparceiramento acelerado (Baku Acceleration). O método de Emparceiramento Acelerado é usado em alguns torneios quando o número de participantes é muito grande e o número de rodadas relativamente pequeno, tendo então o objetivo de reduzir o número de jogadores com pontuação perfeita de forma mais rápida. Ao contrário do método padrão, este método faz o emparceiramento de participantes de ponta logo nas rodadas de abertura. Com esse método, após duas rodadas, apenas 12,5% dos jogadores terão 100% de aproveitamento ao invés de 25%.
9.5. A vitória valerá 1 (um) ponto, o empate 1/2 (meio) ponto, a derrota 0 (zero) ponto;
9.6. Ritmo de jogo: conforme divulgado no formulário de inscrição.
10. Em caso de empate na classificação final, onde dois ou mais jogadores tenham a mesma pontuação, o sistema de desempate obedecerá aos seguintes critérios:
10.1. Armageddon: em caso de empate dos dois primeiros colocados de cada categoria na classificação final do torneio com pontuação máxima será aplicado como primeiro critério de desempate uma partida de “armageddon”. O vencedor será declarado o campeão da categoria, observando que o jogador das peças claras terá 5 (cinco) minutos sem acréscimo e o jogador das peças escuras terá 4 (quatro) minutos com o resultado de empate a seu favor. Limitado a até 2 (dois) jogadores nessa condição.
10.2. Para as demais classificações serão utilizados os seguintes critérios.
a) Resultado Particular [11] - Confronto direto.
b) Buchholz Cut 1 [37] - Sua pontuação de Buchholz é calculada somando as pontuações do torneio de cada jogador que você enfrentou, exceto o pior resultado (isso é o 'cut 1').
c) Buchholz [37] - Sua pontuação de Buchholz é calculada somando as pontuações do torneio de cada jogador que você enfrentou.
d) Sonneborn-Berger [52] - Isso é calculado somando a pontuação do torneio de cada oponente que você derrotou e metade da pontuação do torneio de cada oponente com quem você empatou.
e) Greater number of victories [68] - Maior número de vitórias (Obs.: em torneios com Check-in, considerados todos os jogos, em torneios com Emparceiramento prévio, excluídas as partidas de WO).
11. Ao jogador em atraso, haverá tolerância de 15 minutos, contados a partir da autorização do árbitro para o início da rodada. O atleta que faltar 1 (uma) rodada, sem aviso prévio, será eliminado da competição.
12. Para o primeiro lance ilegal completado por um jogador, o árbitro deve dar 1 (um) minuto extra ao seu oponente. Para o segundo lance ilegal completado por um mesmo jogador, o árbitro deverá encerrar a partida declarando vencedor seu oponente.
13. Caso o jogador deseje se retirar do torneio, ele deverá procurar a mesa de arbitragem e informar sua intenção antes do emparceiramento da rodada.
14. Jogadores que faltarem a qualquer rodada sem aviso prévio (antes do emparceiramento) serão eliminados da competição;
14.1. O jogador que não avisar a ausência do torneio com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas antes do início da primeira rodada, para sua retirada do sistema de emparceiramento, perderá 5 (cinco) pontos na Tabela de Classificação do Circuito Metropolitano de Xadrez 2025, e caso o mesmo seja dos Módulos Zero, 1 ou 2, deverá no próximo torneio em que for participar efetuar o pagamento do valor de inscrição relativo ao módulo 3.
15. Os atletas, com partidas em andamento, não poderão receber qualquer tipo de orientação do público.
16. Será permitido o porte, mas não a utilização de smartphones e aparelhos eletrônicos pelos jogadores com partidas em andamento, mesmo que os dispositivos estejam desligados ou em modo avião. Caso o aparelho emita qualquer som ou receber chamadas, implicará no encerramento da partida com declaração de vitória para o adversário.
17. Não serão aceitos recursos contra decisões de arbitragem. As dúvidas, as divergências, as reclamações e os esclarecimentos que não puderem ser solucionadas por meio da aplicação do presente regulamento serão dirimidos pela organização do torneio.
18. Os atletas podem trazer seus jogos de peças e relógios para utilização no torneio, sendo necessária a aprovação e vistoria da arbitragem.
19. Os participantes, desde já, autorizam a utilização de seu nome, imagem e som de voz para a divulgação do torneio, por período indeterminado, sem qualquer ônus para a organização do mesmo.
20. O encerramento e a entrega de prêmios ocorrerão após o término da última rodada.